sexta-feira, 31 de maio de 2013

METALLICA: Trujillo dá detalhes sobre processo de composição


Muito tem se falado sobre o próximo álbum do METALLICA, tendo o vocalista/guitarrista James Hetfield dito que eles já têm um punhado de música e o baterista Lars Ulrich declarado que ele ficaria surpreso se o próximo disco saísse antes de 2015. Então o que eles estão esperando? Dave Basner, da VH1 Radio Network, perguntou ao baixista do METALLICA, Robert Trujillo, o que há no processo de composição da banda que demanda deles tanto tempo para criar suas músicas.

"Basicamente, fazemos uns jams por um período de tempo", disse Robert. "Temos uma sala em que tocamos quando estamos em turnê, e obviamente temos um estúdio e cada riff é gravado, cada idéia, cada padrão de acordes, cada progressão, cada batida de bateria, linha de baixo, temos isso, arquivamos isso e então passamos pelo processo de eliminação".

Trujillo então contou à VH1 Radio Network mais sobre os riffs em que eles estão trablhando.

"O James Hetfield tem, tipo, uns mil riffs e todos eles são ótimos", ele disse. "O pior riff dele poderia ser o melhor riff de alguma outra banda. Então somos abençoados... e benção é uma maldição também, porque nós temos tantas idéias legais que se torna um desafio decidir o que não deve subsistir, pelo menos para mim, na posição em que estou. Eu sempre digo 'Bem, esse é um bom riff!' e o James pode dizer, tipo, 'Ah, nem, eu não gosto'. Você me entende? Mas então, novamente, talvez umas duas semanas depois pode ser que ele goste. Mas tem de haver um tipo de processo de eliminação. Então é isso que temos feito".

Robert explicou esse processo de eliminação à VH1 Radio Network.

"O que se passa é que ouvimos as idéias, vamos ao nosso studio, na sala onde tocamos, e tocamos essa idéia, e talvez passamos um minuto tocando, talvez mais", disse ele. "Às vezes tiramos um arranjo inteiro e então o reservamos e então revemos isso tudo tipo uns oito meses depois para ver como ficou e então o reduzimos basicamente às melhores idéias para formular em torno de umas 15 músicas ou talvez mais".

Apesar do METALLICA não estar pronto para ir para o estúdio e começar a gravar seu 10º álbum, Trujillo diz que existe a possibilidade de trabalhar novamente com o produtor Rick Rubin. Rubin produziu o ultimo trabalho da banda, o "Death Magnetic", de 2008. Quando perguntado sobre possíveis produtores para o próximo trabalho, Trujillo disse à revista sul-africana, Muse, "Uma coisa de cada vez, temos de começar a preparar nossos esboços das músicas e certificar que eles são os melhores possíveis – e então veremos quais produtores estarão disponíveis. Fizemos um ótimo álbum com o Rick Rubin da última vez – assim esta é uma forte possibilidade".

Trujillo acrescentou, "Obviamente nada é garantido nos dias de hoje, mas se houver um grande produtor, que tenha algo a oferecer ao METALLICA, nós iremos investigar".

Enquanto o METALLICA se diz satisfeito com os resultados obtidos com Rubin, alguns fãs reclamaram que o som no "Death Magnetic" estava comprimido demais e com uma mixagem muito intensa, tornando a experiência auditiva desagradável.

While METALLICA has said that they enjoyed the results they got with Rubin, a number of fans complained that the sound on "Death Magnetic" was too compressed and mixed too "hot," making for an unpleasant listening experience.

*Esta é uma tradução de matéria publicada no blabbermout.net que pode ser acessada aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário